sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Como se faz investigação em Educação?

Sendo profissional de Educação e vendo-me confrontada com a necessidade de compreender como se faz investigação nesta área, não só por imperativos desta UC, mas porque é importante encarar novas perspectivas de abordagem aos temas educativos, decidi sacudir o pó da minha modesta biblioteca e ver o que tinha por lá que pudesse servir de base a este trabalho.

Assim, deparei-me com o já esquecido "Como Realizar um Projecto de Investigação", de Judith Bell, datado de 1997, mas actualíssimo.

Nele, é dividido o trabalho de elaboração de um trabalho de investigação em três grandes etapas:
I - Preparação do terreno (que envolve a escolha do método a utilizar, o tópico a investigar e consequente problematização; seguem-se a calendarização dos procedimentos e a tomada de notas/citações, associada à questão da bibliografia);
II - Selecção dos métodos de recolha de dados (documentos, inquéritos, entrevistas, observação, entre outros);
III - Interpretação dos dados e apresentação das conclusões (redacção final do trabalho).


Sem comentários:

Enviar um comentário